.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Divindade africanas do Candomblé

O crente do Candomblé percebe e vive a profunda ligação com o Orixá de maneira constante, a cada momento. Talvez seja justamente isso o que explica a atração que exerce esta cultura sobre o homem com formação cultural ocidental: o sagrado participa do dia-a-dia do homem, sem ser algo de transcendente, longe e separado, e sim uma força ativa na vida humana, que confere energia e ajuda concreta para

alcançar os objetivos. Orixás são forças da natureza que nos cercam. São divididos em quatro elementos – água, terra, fogo e ar. Os Orixás não têm sentimentos ou noção de tempo, distância, amor ou ódio. Raciocinam binariamente na base do sim e não e em alguns casos inclui-se um talvez. Os Orixás fazem parte do Inconsciente Coletivo e, por este motivo, influenciam os seres humanos positiva ou negativamente, dependendo da circunstância que gera o fato. Por fazerem parte do Inconsciente Coletivo ou Mente Coletiva, somente se tornam benéficos ao ser humano, quando integrados ao Inconsciente Individual (o nosso subconsciente), que o procura incessantemente, desde o nascimento ou parto. São 400 o número de Orixás básicos divididos em 100 do Fogo, 100 da Terra, 100 do Ar e 100 da Água, enquanto que, na Astrologia, estão apresentados em menores quantidades. Acrescente-se a este fato, a Mistura Inter-Elemental que consiste na mistura entre fogo e água, fogo e ar, fogo e terra, água e terra, água e ar – e terra e ar. Isto gera mais 1200 inter-elementais, que somados aos 400 primordiais, somam 1.600 energias básicas que ciclam e reciclam a natureza com tudo que é vivente, móvel ou imóvel dentro da mesma. Inclusive os seres humanos. Enquanto a Astrologia é Heliocêntrica (calculada a partir da movimentação solar), os Orixás são Geocêntricos, ou seja, calculados a partir da movimentação e evolução do planeta Terra. Longe de serem apenas Mitos da Cultura Africana, os Orixás são, na realidade, os Arquétipos do Comportamental Humano sem fronteiras, tão bem descritos e estudados por um dos pais da Psicanálise, Carl Jung. Os que discordaram desta tese foram o próprio Sigmund Freud, que acabou sendo vítima da sua própria psicopatologia e Reich-Lacan, defensores eméritos dos manicômios-judiciários. Os modernos psicólogos adotaram a psicogenética e a ficha de ADN espiritual (encarnações passadas) tão defendida durante séculos por Babalorixás e Ialorixás da Cultura Afro-Brasileira e por Rabinos hebreus com os chamados DJINS. Para finalizar esta pequena apresentação, queremos informar que: TODO SER HUMANO TEM 3 ORIXAS a saber:

1º - O Orixá do EGO. – "Consciente" ??? !!!

2º - O Orixá do ID - "Inconsciente" ??? !!!

3º - O Orixá do SUPEREGO – "Subserviente" ??? !!!

Se considerarmos que todo ser humano é, originalmente gregário (tribal), a integração entre um Ser Humano e os seus Orixás, significa Equilíbrio, Consciência, Sucesso, Reencontro e Fraternidade. É o encontro do EU Interior e o Eu Exterior – Mas será preciso descobri-los e conhecê-los para poder equilibrá-los!

Site http://aromaemagia.com.br

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ