.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Festas no Candomblé

Festas do Candomblé (abertas ao público)

Pilão de Oxalá - Dedicada a Oxaguiã, a versão jovem e guerreira de Oxalá, a festa indica o término do ano e a continuação da luta diária pela sobrevivência. Servem-se comidas brancas em homenagem ao orixá. Quando: janeiro.

Feijoada de Ogum - O rito do orixá da camaradagem sempre acaba em feijoada. E' o santo que gosta de dividir. Durante a festa, Ogum distribui pão a seus devotos, resgatando o hábito do "inhame de cada dia" dos africanos. Quando: abril e junho.

Ipeté de Oxum - Orixá do amor e da riqueza, Oxum é a grande mãe. Incorporada em seu devoto, Oxum roda um balalo com ipatê. iguaria africana amarela como o ouro (feita de inhame, dendê e camarão). Representa a distribuição da riqueza. Quando; maio, julho e dezembro.

Fogueira de Xangô - No rito do deus do poder, acende-se uma fogueira do lado de fora do terreiro, Incorporado em seu filho-de-santo, Xangô dirige-se à fogueira e caminha sobre as brasas. É o deus dominador do fogo. Quando: junho.

OIubajé - E a festa onde se pede proteção e saúde a Omolu, orixá das moléstias e suas curas. Várias comidas do Candomblé são servidas em folhas de mamona. Os devotos costumam passar a folha pelo corpo para se purificar. Quando: agosto.

Festa das labás - É o rito dos orixás femininos Iansã, Oxum, lemanjã, Nanã. Obá e Ewá, quando as mulheres são cultuadas como as grandes mães do Candomblé. Incorporados, os orixás rodam balaios com o acarajé de lansã, o ipeté de Oxum e presentes de lemanjá Quando: dezembro.

Festas de Obrigação - Marcam a reafirmação dos votos dos filhos-de-santo a cada vez que se completa um ciclo de obrigações dedicadas aos respectivos. Quando: durante todo o ano.

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ