.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

OITO BÚZIOS ABERTOS: ÊJIONÍLE

É um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá.

RESPONDEM:
Oxaguian, Obatalá e Airá.
É o Odu principal de Oxoguiã, mas nele respondem também Xangô e Oxum, podendo raras vezes Odé falar nesta caída. Por pertencer a Oxoguiãé um Odu fun-fun, isto é, branco, não podendo levar azeite de dendê nem azougue em suas oferendas, já que são suas kijilas.

Significa mudança no lado profissional, amoroso e até mesmo de saúde, o consulente é extremamente teimoso e enjoa das coisas facilmente.

As pessoas portadoras deste odu são muito protegidas espiritualmente, pessoas beneficiadas por amizades, raciocínio claro, fala de pessoas impulsivas, voltadas para conquista de objetivos, desenvolvimento intelectual mediano, curiosas, enfraquecidas por imaginação excessiva, são diretos, quase não conhecem a sutileza.
As pessoas sob a influência deste Odu têm grande proteção espiritual, intuição,
“Cargo de Santo”, gozam de boas amizades, procuram acalmar as outras pessoas, mas possuem gênio muito forte. São inteligentes, espertos, atenciosos, têm grandes sonhos, são em geral pessoas delicadas, honestas, de grandes paixões, sofrem por amigos. Em seu lado negativo, são vingativas, impacientes, “cabeças quentes”, atraem desavenças, brigas, separações, traições, mentiras. Este Odu é muito mentiroso, traz fuxico e aborrecimentos na porta, confusões, casos com polícia, sustos, tendência a roubar e serem roubados, vítimas de vício ou viciado em família. Traz risco de doença grave, cirurgias, vítimas de operações, sofrem enjôos, dores no estômago,
vesícula, cabeça e sistema nervoso abalados. São pessoas revoltadas consigo mesmas. Egionilê na data do nascimento é altamente negativo. São pessoas que de oito em oito anos sofrem transformações e cortes na vida e com a família. São orgulhosos, têm espírito de liderança. São bons conquistadores.

É o odu mais velho do oráculo, com exceção de Ofum, de quem foi gerado. Sua cor é o branco podendo por vezes aceitar também o azul turqueza.

É o senhor do dia e de tudo que acontece durante ele, e também de tudo que é naturalmente branco. Controla as chuvas, os rios, os mares, as cabeças (humanas e dos animais).

Rege o sistema respiratório e tem também, sob suas ordens a coluna vertebral, além de todo o complexo de vasos sanguineos do corpo humano, embora se saiba que o sangue não lhe pertence, mas a Osa Meji.

Este Odu gosta de tudo muito limpo e bem feito. Não admite erros em suas coisas. É perigoso quando o consulente está passando por um problema clínico e egionilê responde no jogo. Este Odu fala de perigos de acidentes, doenças graves, males diversos, traições, roubos, brigas, descrença, fuxicos, fala de pessoas mentirosas ao redor. Caindo no jogo, fala de fim de sofrimento, através da morte do passado e surgimento de um mundo novo. Este Odu é mentiroso, engana até a morte. Se cair no jogo falando de doença, é possível que o consulente morra antes de adoecer. Quando este Odu responde no jogo,
tanto o zelador quanto o consulente têm que se levantar três vezes em sinal de
reverência a Oxalá. Sempre que aparece tem prioridade em relação aos outros Odus, devendo ser feitas oferendas dedicadas a ele.


http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Ajion%C3%ADle
http://www.heraldodexango.com.br/sobre_odus.html

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ